AS GINETEADAS DO VALENTE TONINHO CORRE MUNDO NA ESTÂNCIA DE CIDÃO DORNELLES

Foto Tiemy Saito

A Companhia de Arte de Porto Alegre segue com o projeto Circuito Cultural Cia. de Arte nos próximos dias 04 e 05 de novembro, sexta-feira e sábado, às 20 horas, com o espetáculo “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”, de Canoas.

O projeto Circuito Cultural Cia. de Arte recebe como quarta atração “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”, com o grupo TIA e direção de Danilo Cavalcante, espetáculo que valoriza a brasilidade e constitui uma fusão da cultura nordestina com a cultura gaúcha. Concebido como teatro de animação, a peça utiliza bonecos de Mamulengos, feitos a partir da pesquisa e da utilização de diversos tipos de madeiras das mais variadas regiões brasileiras como umulungu, ingá, pinus, cedro, canela, entre outros. Já o cenário (de Renata Leandro) é todo construído em bambu.

Na história, são relatadas as aventuras e peripécias do aventureiro gaudério Toninho Corre Mundo, que certo dia inventou de se espraiar pro sul do sul e se aprumar num emprego de ginete domador de cavalo xucro, lá na estância do poderoso Cidão Dornelles. Mas os fatos despencam pra outras aventuras, tem assombração, cobra grande, Diabo, muito suspense e muito humor. A dramaturgia (de Márcio Silveira) inédita valoriza os aspectos sociais dos personagens típicos gauchescos, além de identificá-los com alguns dos personagens nordestinos. O enredo tem a sua base nas lendas e causos do sul encontrando inspiração nas obras do talentoso escritor Simões Lopes Neto. Nos figurinos (de Valéria Benitez), tanto dos bonecos quando dos atores, foi utilizada a ideia de miscigenar as vestimentas tradicionais gaúchas com o folclore nordestino e suas chitas bem vistosas e coloridas. A trilha sonora é executada ao vivo e tem como referência a musicalidade gaúcha tradicionalista e missioneira.

Direção musical de Fernanda Beppler, construção dos bonecos de Renan Leandro, Ramão Souza, Marcelo Militão e Cleydson Catarina. Atuação e manipulação dos Mamulengos de Marcelo Militão e atuação e trilha sonora de Mariana Abreu. Mais informações: http://tia-teatro.blogspot.com.br

Coordenação geral do projeto é de Miguel Sisto Jr. Informações pelo https://www.facebook.com/circuitoculturalciadearte/

O Centro Cultural Companhia de Arte, carinhosamente conhecido como Cia. de Arte, atua desde 1985 no cenário cultural de Porto Alegre. O Circuito Cultural Cia. de Arte foi contemplado com o FAC/RS, Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul, na categoria de Apoio à Programação Continuada em Espaço, para promover apresentações de artistas, grupos e companhias de teatro, dança e música do interior do Estado. A iniciativa é uma oportunidade de intercâmbio, onde grupos, companhias e artistas recebem subsídios para apresentações na Cia. de Arte, apresentando a Porto Alegre uma mostra da arte praticada fora da capital. Cada proposta contemplada terá duas apresentações entre os meses de outubro e novembro de 2016 e também uma atividade formativa – workshop, oficina, palestra, bate-papo que apresentem os processos artísticos dos contemplados. Ao todo, serão 06 proposta contempladas. As inscrições são gratuitas. A convocatória pode ser conferida no link https://www.sendspace.com/file/3bivwk
O QUE: Circuito Cultural Cia. de Arte, com o espetáculo de bonecos adulto “As Gineteadas do Valente Toninho Corre Mundo na Estância de Cidão Dornelles”, da cidade de Canoas. Duração de 50 min.
QUANDO: 04 e 05 de novembro de 2016, sexta-feira e sábado, às 20 horas. Bate-papo criativo com o grupo no dia 05, após espetáculo.
ONDE: Companhia de Arte (Rua dos Andradas, 1780 – Centro – telefone 32259189).
QUANTO: Entrada franca.

Deixe um comentário